Aljubarrota é uma vila antiquíssima, o seu nome está ligado à célebre batalha que deu a vitória ao rei D. João I, em 14 de Agosto de 1385, contra o invasor castelhano. Tornou-se um dos mais fortes símbolos de independência, coesão e orgulho nacional.
A situação de Aljubarrota, numa linha de alturas que se prolongava até aos campos de S. Jorge tornou privilegiada a sua geografia para ser escolhida como palco da famosa batalha, tendo na retaguarda as terras férteis do Mosteiro de Alcobaça e situando-se na encruzilhada de estradas que vão dar a Lisboa.
A povoação conserva a traça antiga de natureza histórico-medieval, com prédios caracterizados pelo uso de cantaria, colunas, janelas de geometria vária, cor branca nas paredes e volumetria que não ultrapassa o primeiro andar.
Aljubarrota foi sede de concelho até à reorganização administrativa de 1855. O seu território dividia-se em duas freguesias: S. Vicente e Nª Sª dos Prazeres. Após a reorganização administrativa do território das freguesias (Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro), as freguesias de S. Vicente e de Nª Sª dos Prazeres, foram extintas, dando lugar apenas à Freguesia de Aljubarrota, cujo edifício sede, na Praça do Pelourinho, constitui um dos mais belos conjuntos do País, no género.
©2020 · IDStudies · Todos os direitos reservados